segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SEGUNDA AULA PRÁTICA 20-10-2014

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM AULA!

Atividade 1: Aquecimento (tartaruga), será escolhido um  pegador ele deve tocar nas costas das tartarugas, que estarão em seis apoios, quem foi pego vira pegador.

Atividade 2: Em decúbito dorsal , pernas flexionadas jogar o quadril para um lado e para o outro, até o final do tatame.

Atividade 3: soldadinho: arrastando-se em decúbito ventral.

Atividade 4: Rolamentos para frente e para trás.


Atividade 5: Rolamento com o ombro segurando as pernas estendidas (isometria); sentado em um ângulo de 30 graus, pernas estendidas, girando as pernas, abrindo as pernas (canivete).


Atividade 6: Rolamentos queda frontal, mão e joelhos esquerdo no chão, joelho direito flexionado, mão direita  entra por baixo do abdômen e por entre os braços esquerdo e joelho esquerdo.





ROLAMENTOS POR CIMA DOS OMBROS


 Ajoelhado

Posição inicial: o melhor posicionamento é o ombro direito apoiado no tatame, braço direito estendido ao lado do corpo com a palma da mão voltada para cima. A cabeça virada para o lado oposto e assim como o ombro, apoiada no tatame. A mão esquerda deve estar apoiada no tatame, ao lado da cabeça, um pouco acima do ombro esquerdo.
Para executar o aluno deve impulsionar o corpo para frente, rolando por cima do ombro direito, caindo na posição do rolamento lateral. Lembrando que para o outro lado a posição será ao contrário. O braço que baterá no tatame é SEMPRE o do lado para onde a cabeça está virada, logo, o que está com a palma da mão apoiada.







Agachado

Posição inicial: As pernas se encontram em afastamento lateral (abdução), sendo que a direita se encontra um pouco à frente da esquerda. A palma da mão esquerda fica apoiada no tatame, à frente da perna e no prolongamento lateral da outra perna direita. O braço direito forma um arco, apoiado pelo dedo indicador entre o braço esquerdo e a perna direita, com a mão em forma de cutela e voltada para trás. Cabeça virada para o lado esquerdo, por cima do ombro. Para executar o aluno deve impulsionar o corpo para frente, rolando por cima do ombro direito, caindo na posição do rolamento lateral.






Deitado

Posição Inicial: O melhor posicionado é com os alunos deitados de barriga para cima (decúbito dorsal), pernas flexionadas (para evitar pressões excessivas na coluna vertebral), com a sola dos pés apoiadas no tatame, braços estendidos, com as palmas das mãos também encostadas no tatame e um pouco afastados das pernas. Para executar é preciso elevar os braços e batê-los no tatame ao mesmo tempo, do mesmo jeito e no mesmo lugar onde estavam na posição inicial. Essa forma de exercício é utilizada na primeira aula, para fixar a forma de bater as mãos no tatame.





Sentado

Posição Inicial: Sentados pernas juntas e estendidas, braços também estendidos à frente do corpo na altura do ombro. Para executar deve-se deitar e elevar as pernas semiflexionadas, batendo as mãos no tatame, conforme o exercício anterior (rolamento para trás deitado), voltando á posição anterior, sem deixar a cabeça tocar o tatame. Uma tática de evitar que a cabeça toque o tatame é manter o queixo junto ao peito.
  





De Cócoras

Posição Inicial: Braços estendidos à frente, na altura dos ombros, pernas flexionadas em afastamento lateral. Para executar basta rolar para trás, executando o movimento da mesma maneira que o exercício anterior (rolamento para trás sentado).






Em Pé

Posição Inicial: Braços estendidos à frente, na altura dos ombros, pernas em afastamento lateral. Para executar o aluno vai sair da posição inicial, ficando de cócoras (realizando a flexão dos joelhos). Para realizar o movimento, basta rolar para trás, da mesma forma que nos exercícios anteriores.





FONTE: https://www.google.com.br/search?q=rolamentos+no+judo&rlz

BATISTA, C. Judô da escola a competição. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.




Nenhum comentário:

Postar um comentário