Aula
prática aula do dia 18-08-2014
1 JOGO DE OPOSIÇÃO
O jogo de oposição tem como características o ato de
confrontação entre duplas, trios ou em grupos, tem como objetivo vencer o
adversário, impor ao outro, respeitar as regras e assegurar a segurança do
colega durante a realização das atividades. A criança ao vivenciar os jogos
está sendo estimulada, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.
Essas atividades trabalham os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor da
criança.
Cognitivo: elaborar estratégias, avaliar, decidir,
observar, comparar, reconhecer;
Sócio-afetivo: respeitar as regras, aceitar a derrota,
respeita o amigo;
Motor: controle de equilíbrio, coordenação dos
movimentos, tirar, empurrar, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar,
imobilizar.
O jogo de oposição necessita de uma ação motora de
ataque: são ações de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar; e
defesa: envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir, livrar-se e
bloquear. Os jogos de oposições classificam-se em 6 tipos de atividades:
rapidez / atenção, conquista de território, conquista de objeto, desequilibrar,
reter / imobilizar, combate.
1.
ATIVIDADES
PRÁTICAS PARA CADA CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS DE OPOSIÇÃO:
1.1 RAPIDEZ
/ ATENÇÃO: são jogos de vivacidade que alternam os papéis de atacante e atacado
e evitam o contato próximo com o adversário.
Ações motoras trabalhadas:
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: atacar, tocar.
Defesa: resistir, esquivar.
Atividade 1: Os
balões estourados, para o qual podem ser formadas duplas de
alunos em que um deles deve defender um balão (ou bexiga) preso ao tornozelo
enquanto o colega tenta estourá-lo com os pés, alternando-se as funções.
Atividade 2:
pega
grampo, esta atividade tem por
objetivo trabalhar com a atenção do aluno, para que não deixe pegar seus
grampos, e trabalhar com a rapidez do mesmo, onde terá que tentar pegar o
grampo dos outros colegas, poderá ser feita tanto em duplas ou em trios, como
um contra o outro entre todos da turma, cada aluno terá três grampos presos ao corpo. Um grampo
preso em uma das pernas, um grampo preso na parte da frente do corpo e outro
preso nas costas. Ao sinal do professor, cada aluno deverá tentar pegar o maior
número de grampos possível, e ao mesmo tempo não deixar que os outros peguem os
seus grampos presos no próprio corpo. O vencedor será aquele que terminar a
atividade com o maior número de grampo, tanto os que foram pegos quanto os que
estavam presos ao seu corpo.
1.2
CONQUISTA DE TERRITÓRIO: Esses jogos mantêm a separação das funções de ataque e
defesa, mas começam a aproximar os adversários, porém as principais ações de
oposição se dão em direção a objetos a serem conquistados.
Ações motoras trabalhadas:
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: tocar, agarrar;
Defesa: resistir, livrar-se.
Atividade 1: Defensores do pote de ouro, os alunos serão divididos em dois grupos e um deles receberá um “pote de ouro” (ex. uma bola, um cone, jornal). O grupo dono do pote de ouro fará uma roda olhando para fora da roda e colocará o pote no meio, o outro grupo terá que atacar para pegar o pote de ouro, os defensores não pode permitir que o outro grupo toque no pote de ouro, senão este passa a ser o dono do pote de ouro, reiniciando a brincadeira.
1.3
CONQUISTA DE OBJETO: Esses jogos privilegiam muito mais o contato entre os
alunos. É preciso aproveitar a diversificação das ações como puxar, carregar,
empurrar, fazer virar, além de se esquivar, desviar e resistir.
Ações motoras trabalhadas:
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: desequilibrar;
Defesa: resistir.
Atividade 1: Luta de rabos, postados
frente a frente em duplas, as crianças devem pegar o jornal, pano entre outros
que está na cintura do outro. Isso deverá ser feito em posição de luta, pernas ligeiramente
afastadas uma á frente da outra, os braços protegendo o rosto, primeiramente
somente um da dupla atacando (tentando roubar o rabo) e o outro se defendendo.
Agora quem defendeu ataca e quem atacou defende. O terceiro exercício os dois
participantes podem defender e atacar ao mesmo tempo, estabelecendo uma luta
corporal.
Atividade 2: Conquista de bolas (jornal), alunos dispostos em duplas, em um espaço
pequeno delimitado, sentados um de costas para o outro e com uma bola ou jornal
(amassar o jornal é fazer uma bola) entre eles. Esta luta deve ser feita
preferencialmente no tatame ou em colchões, e as duplas não devem sair do
espaço delimitado. Ao sinal do professor, os alunos irão disputar a bola:
aquele que há pegar primeiro deverá mantê-la em seu poder por dez segundos,
enquanto o outro tenta pegá-la; se o colega conquistar a bola, é ele quem
tentará manter a posse dela. Vence a luta o aluno que mantiver a bola em sua
posse.
1.4
DESIQUILIBRAR: Trata-se aqui de agir em direção ao colega sem mediação de
objeto ou território. Os papéis de ataque e defesa podem ser ora alternados,
ora simultâneos.
Ações motoras trabalhadas:
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: desequilibrar;
Defesa: resistir.
Atividade 1: Jacaré, em duplas um de frente para o outro e na
posição de quatro apoios tendo o objetivo de puxar os braços do adversário
fazendo com que ele se desequilibre e caia no chão.
1.5 RETER /
IMOBILIZAR: São jogos que necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o
contato direto. São, ao mesmo tempo, jogos para reter e para resistir, cujos
papéis podem ser ora separados, ora combinados
Ações motoras trabalhadas:
Ações motoras trabalhadas:
Ataque:
Desequilibrar;
Defesa:
Resistir.
Atividade 1: Contenção,
é realizado em dupla em que um dos alunos deverá segurar o oponente
durante 1 minuto para que o aluno que ataca não chegue até o final. Depois
inverte as posições de quem ataca e defende.
Atividade 2: Quero Sair,
Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos
praticantes é sair da área demarcada, enquanto o outro procura impedi-lo.
1.6 COMBATE:
O combate agora é completo, prevendo tanto ações de desequilíbrio quanto de
imobilização e com as condições de ataque e de resistência concomitantes.
Ações motoras trabalhadas:
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: agarrar, tocar, desequilibrar;
Defesa: resistir, esquiva.
Atividade 1: Gangorra: alunos sentados nos chão com as pernas
estendidas, pés unidos e segurando em um bastão com as duas mãos. O Objetivo
deste jogo é tirar o colega da posição sentada ou deixá-lo na posição em pé.
REFERÊNCIAS
Breda, mauro. Galatti, Larissa. Scaglia,
Alcides. Paes, Roberto Rodrigues. Pedagogia
do esporte aplicada ás lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
Monteiro, Fabrício. As lutas e a ludicidade na educação física escolar. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef%202014/P%C3%B4ster%20Fabricio%20Monteiro%20%20AS%20LUTAS%20E%20A%20LUDICIDADE%20NA%20EF%20ESCOLAR.pdf. Acessado em 14-04-2014.
OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: Enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
Tudo
sobre as lutas. Disponível em: http://tudosobreaslutas.blogspot.com.br/2012/03/atividades-para-jogos-de-oposicao.html.
Acessado em: 14-04-2014
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