sábado, 27 de setembro de 2014

TRABALHO JOGO DE OPOSIÇÃO!

Aula prática aula do dia 18-08-2014

1     JOGO DE OPOSIÇÃO

 

O jogo de oposição tem como características o ato de confrontação entre duplas, trios ou em grupos, tem como objetivo vencer o adversário, impor ao outro, respeitar as regras e assegurar a segurança do colega durante a realização das atividades. A criança ao vivenciar os jogos está sendo estimulada, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno. Essas atividades trabalham os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor da criança.
Cognitivo: elaborar estratégias, avaliar, decidir, observar, comparar, reconhecer;
Sócio-afetivo: respeitar as regras, aceitar a derrota, respeita o amigo;
Motor: controle de equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar.
O jogo de oposição necessita de uma ação motora de ataque: são ações de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar; e defesa: envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir, livrar-se e bloquear. Os jogos de oposições classificam-se em 6 tipos de atividades: rapidez / atenção, conquista de território, conquista de objeto, desequilibrar, reter / imobilizar, combate.


1.    ATIVIDADES PRÁTICAS PARA CADA CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS DE OPOSIÇÃO:

1.1 RAPIDEZ / ATENÇÃO: são jogos de vivacidade que alternam os papéis de atacante e atacado e evitam o contato próximo com o adversário.
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: atacar, tocar.
   Defesa: resistir, esquivar.

Atividade 1: Os balões estourados, para o qual podem ser formadas duplas de alunos em que um deles deve defender um balão (ou bexiga) preso ao tornozelo enquanto o colega tenta estourá-lo com os pés, alternando-se as funções.

Atividade 2: pega grampo, esta atividade tem por objetivo trabalhar com a atenção do aluno, para que não deixe pegar seus grampos, e trabalhar com a rapidez do mesmo, onde terá que tentar pegar o grampo dos outros colegas, poderá ser feita tanto em duplas ou em trios, como um contra o outro entre todos da turma, cada aluno terá três grampos presos ao corpo. Um grampo preso em uma das pernas, um grampo preso na parte da frente do corpo e outro preso nas costas. Ao sinal do professor, cada aluno deverá tentar pegar o maior número de grampos possível, e ao mesmo tempo não deixar que os outros peguem os seus grampos presos no próprio corpo. O vencedor será aquele que terminar a atividade com o maior número de grampo, tanto os que foram pegos quanto os que estavam presos ao seu corpo.

1.2 CONQUISTA DE TERRITÓRIO:  Esses jogos mantêm a separação das funções de ataque e defesa, mas começam a aproximar os adversários, porém as principais ações de oposição se dão em direção a objetos a serem conquistados.
Ações motoras trabalhadas:
  Ataque: tocar, agarrar;
   Defesa: resistir, livrar-se.

Atividade 1:  Defensores do pote de ouro, os alunos serão divididos em dois grupos e um deles receberá um “pote de ouro” (ex. uma bola, um cone, jornal). O grupo dono do pote de ouro fará uma roda olhando para fora da roda e colocará o pote no meio, o outro grupo terá que atacar para pegar o pote de ouro, os defensores não pode permitir que o outro grupo toque no pote de ouro, senão este passa a ser o dono do pote de ouro, reiniciando a brincadeira.

1.3 CONQUISTA DE OBJETO: Esses jogos privilegiam muito mais o contato entre os alunos. É preciso aproveitar a diversificação das ações como puxar, carregar, empurrar, fazer virar, além de se esquivar, desviar e resistir.
Ações motoras trabalhadas:
  Ataque: desequilibrar;
  Defesa: resistir.

Atividade 1: Luta de rabos, postados frente a frente em duplas, as crianças devem pegar o jornal, pano entre outros que está na cintura do outro. Isso deverá ser feito em posição de luta, pernas ligeiramente afastadas uma á frente da outra, os braços protegendo o rosto, primeiramente somente um da dupla atacando (tentando roubar o rabo) e o outro se defendendo. Agora quem defendeu ataca e quem atacou defende. O terceiro exercício os dois participantes podem defender e atacar ao mesmo tempo, estabelecendo uma luta corporal.

Atividade 2: Conquista de bolas (jornal), alunos dispostos em duplas, em um espaço pequeno delimitado, sentados um de costas para o outro e com uma bola ou jornal (amassar o jornal é fazer uma bola) entre eles. Esta luta deve ser feita preferencialmente no tatame ou em colchões, e as duplas não devem sair do espaço delimitado. Ao sinal do professor, os alunos irão disputar a bola: aquele que há pegar primeiro deverá mantê-la em seu poder por dez segundos, enquanto o outro tenta pegá-la; se o colega conquistar a bola, é ele quem tentará manter a posse dela. Vence a luta o aluno que mantiver a bola em sua posse.

1.4 DESIQUILIBRAR: Trata-se aqui de agir em direção ao colega sem mediação de objeto ou território. Os papéis de ataque e defesa podem ser ora alternados, ora simultâneos.
Ações motoras trabalhadas:
  Ataque: desequilibrar;
  Defesa: resistir.

Atividade 1: Jacaré, em duplas um de frente para o outro e na posição de quatro apoios tendo o objetivo de puxar os braços do adversário fazendo com que ele se desequilibre e caia no chão.



1.5 RETER / IMOBILIZAR: São jogos que necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o contato direto. São, ao mesmo tempo, jogos para reter e para resistir, cujos papéis podem ser ora separados, ora combinados
Ações motoras trabalhadas:
  Ataque: Desequilibrar;
   Defesa: Resistir.

Atividade 1: Contenção,  é realizado em dupla em que um dos alunos deverá segurar o oponente durante 1 minuto para que o aluno que ataca não chegue até o final. Depois inverte as posições de quem ataca e defende.

Atividade 2: Quero Sair,  Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é sair da área demarcada, enquanto o outro procura impedi-lo.

1.6 COMBATE: O combate agora é completo, prevendo tanto ações de desequilíbrio quanto de imobilização e com as condições de ataque e de resistência concomitantes.
Ações motoras trabalhadas:
  Ataque: agarrar, tocar, desequilibrar;
   Defesa: resistir, esquiva.

Atividade 1: Gangorra: alunos sentados nos chão com as pernas estendidas, pés unidos e segurando em um bastão com as duas mãos. O Objetivo deste jogo é tirar o colega da posição sentada ou deixá-lo na posição em pé.


REFERÊNCIAS

Breda, mauro. Galatti, Larissa. Scaglia, Alcides. Paes, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada ás lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

Monteiro, Fabrício. As lutas e a ludicidade na educação física escolar. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef%202014/P%C3%B4ster%20Fabricio%20Monteiro%20%20AS%20LUTAS%20E%20A%20LUDICIDADE%20NA%20EF%20ESCOLAR.pdf.  Acessado em 14-04-2014.

OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: Enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

Tudo sobre as lutas. Disponível em: http://tudosobreaslutas.blogspot.com.br/2012/03/atividades-para-jogos-de-oposicao.html. Acessado em: 14-04-2014








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