Este blog
tem como objetivo relatar as aulas práticas de lutas, ministradas pela
professora Keith Sato, responsável pelo ensino de Teoria e Metodologia de Lutas
da Faculdade Dom Bosco.
A luta é
uma das mais antigas manifestações de atividade física, as primeiras formas de
luta surgiam como necessidade de defesa pessoal ou de territórios, utilizadas
como forma de auto-defesa pelos homens da caverna para sobreviver. Ao passar o
tempo as lutas foram aparecendo em outras manifestações sociais: em rituais
indígenas, preparação de exércitos para guerras, como um jogo, como um
exercício físico e como forma de defesa-dissimulação, com o passar dos tempos,
mais precisamente na idade média a prática esportiva estava dividida em 2
berços, o oriental e o ocidental, o oriental era representado pelos samurais e
monges, já pela parte ocidental era representada pela preparação para guerra,
pelos gladiadores e jogos olímpicos da antiguidades.
A importância do trabalho pedagógico com as
lutas na Educação Física escolar reside no fato de que é construção histórica e
cultural da humanidade, faz parte dos elementos da cultura corporal, e que,
portanto, constitui conhecimentos que devem ser tematizados na escola, mais
importante para o professor, no desenvolvimento das suas aulas através dos
Jogos de Luta, é compreender e procurar explorar junto aos alunos a ludicidade
e as competências próprias de cada atividade, cuja tarefa é inteiramente da
competência de um profissional de Educação Física, mesmo não sendo especialista
em lutas.
REFERÊNCIAS
Breda, mauro. Galatti,
Larissa. Scaglia, Alcides. Paes, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada ás lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
Monteiro, Fabrício. As lutas e a ludicidade na educação física escolar. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef%202014/P%C3%B4ster%20Fabricio%20Monteiro%20%20AS%20LUTAS%20E%20A%20LUDICIDADE%20NA%20EF%20ESCOLAR.pdf. Acessado em 14-04-2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário