sábado, 27 de setembro de 2014

PRIMEIRA AULA DE CAPOEIRA!

Aula prática aula do dia 25-08-2014   

CAPOEIRA
A capoeira originou-se de varias etnias africanas em terras brasileiras, tinham como uma forma de resistência á escravidão, os negros escravos reuniam-se em grupos, durante as suas ínfimas horas de folga, para usufruir de suas danças e de seus rituais religiosos, foram introduzindo a ginga, a música e os movimentos ritmados junto aos golpes, como forma de confundir seus feitores e não deixar que percebessem a prática da capoeira, que deste modo era disfarçada em dança.
No século XIX, a capoeira era uma atividade predominantemente de escravos. Em sua trajetória histórica, foi marcada por muitas perseguições policiais, repressão, prisões, racismo e outras formas de controle social - peculiaridades em que se deu a escravidão urbana, no Brasil Colônia. A partir da segunda metade do século XIX, outros grupos sociais se aglutinaram à prática da Capoeira como os brancos, estrangeiros e até membros da alta sociedade.
Um dos mais conhecidos precursor da capoeira Mestre Bimba desenvolveu ainda um método de ensino que consistia em oito sequências de golpes (ataques), contra-ataques e defesas, baseados nos golpes mais comuns e frequentes no jogo de Capoeira. Criou ainda a “Cintura Desprezada”, que consistia em movimentos de projeção (balões, crucifixo, gravata), como saída para agarrões e para que os alunos aprendessem a cair em pé.  


                       A capoeira moderna é classificada em:
             DEFESA: cocorinha, esquiva (lateral, costas e frontal), negativa e rolê.
             ATAQUE: meia-lua de frente, armada, meia lua-lua de compasso e negativa.
             FLOREIO: aú, beija-flor, macaquinho, bananeira e role.

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DA CAPOEIRA:
Berimbau: é o principal instrumento da capoeira, pode até acompanhar sozinho o jogo, é um arco feito de madeira específica, ligado pelas extremidades por um fio de aço, na ponta inferior do arco está amarrada uma cabaça ou cuia bem seca que funciona como aparelho de ressonância, aplicada contra o ventre nú do tocador.
                                               
                                                           

Atabaque: são tambores primários, cobertos com pele de animal distendida em uma estrutura de madeira com formato de cone vazado na extremidade superior, são utilizados para marcar com as mãos o ritmo da dança. 

                                                         

Agogo: Instrumento de percussão de origem africana é formado por duas campânulas de ferro, que são percutidas com uma vareta do mesmo metal, produzindo dois sons, um de cada campânula. O nome é da língua gegenagô. É também usado nos candomblés, baterias de escola de samba, maracatu, conjuntos musicais e grupos folclóricos.
                                                           
                                             

Vaqueta: é uma vareta de madeira de aproximadamente 40 cm, com uma extremidade um pouco mais grossa normalmente é feita de biriba ou bambu.

                                                  

Pandeiro: é um instrumento de percussão, composto de um aro circular de madeira, guarnecido de soalhos e sobre o qual se estica uma pele, de preferência de cabra ou bode. Batendo no compasso da dança com a mão acompanha o canto pela marcação do compasso.

                                                      

Caxixi: é um instrumento em forma de pequena cesta de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, que segura á peça com a mão direita, juntamente com a vaqueta, executando o toque e marcando o ritmo.
                 
                                                                  
                                         


Durante a aula prática foi realizado progressões pedagógicas para o ensino da capoeira, após o alongamento iniciamos as atividades:

Atividade 1: Progressão cocorinha: é escolhido um pegador ao sinal do professor todos correm, quem foi pego deverá ficar de cocorinha e os demais deve salvar passando uma das pernas por cima da cabeça, progressão 1 passar a perna  por cima da cabeça virar-se e bater por baixo da perna na mão do seu colega, progressão 2 bater por baixo da perna na mão do colega em seguida passar a perna por cima da cabeça novamente.
                                     
                                                           
Atividade 2: Progressão ginga: Foi feito uma grande roda onde todos deram as mãos alternando o pé direito para trás e o esquerdo, simulando uma ginga, em seguida sem as mãos dadas leva-se o braço até o rosto (perna direita pra trás braço direito elevado até o rosto), depois com música.

                                          

Atividade 3: Progressão da ginga (Mestre Bimba): Em duplas de mãos dadas fazendo a ginga com as pernas, em seguida eleva o braço para cima na altura da cabaça, se perna direita está para trás o braço direito esta para cima, em seguida dois a dois gingando e já tentando fazer meia lua.
                                          

Atividade 4: Progressão meia lua:  pernas paralelos, joelhos semi-flexionados eleva-se um perna de dentro pra fora formando uma meia-lua, em duplas onde um colega fica de cocorinha e o outro faz a meia lua assim sucessivamente.
                                           

Atividade 5: Progressão do Aú: realizado em quatro tempos ex: CHO-CO-LA-TE pernas paralelas, desliza a perna direita na frente e desliza a mão direita no chão e em seguida a esquerda elevando as pernas para cima, fazendo esse movimento das pernas cada vez mais alto.
                                          

Atividade 6: Progressão beija-flor: é realizada com ajuda de um colega para este realizar o movimento, que primeiro é tirar apenas uma das pernas do chão. Depois o movimento é realizado com a extensão de uma das pernas e flexão da outra, em seguida retira as duas pernas do chão com extensão das mesmas, por último retira as pernas do chão afastando-as no ar.

                                         










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