Aula
prática aula do dia 25-08-2014
CAPOEIRA
A capoeira originou-se de varias etnias
africanas em terras brasileiras, tinham como uma forma de resistência á
escravidão, os negros escravos reuniam-se em grupos, durante as suas ínfimas horas
de folga, para usufruir de suas danças e de seus rituais religiosos, foram
introduzindo a ginga, a música e os movimentos ritmados junto aos golpes, como
forma de confundir seus feitores e não deixar que percebessem a prática da
capoeira, que deste modo era disfarçada em dança.
No século XIX, a capoeira era uma
atividade predominantemente de escravos. Em sua trajetória histórica, foi marcada
por muitas perseguições policiais, repressão, prisões, racismo e outras formas
de controle social - peculiaridades em que se deu a escravidão urbana, no
Brasil Colônia. A partir da segunda metade do século XIX, outros grupos sociais
se aglutinaram à prática da Capoeira como os brancos, estrangeiros e até
membros da alta sociedade.
Um dos mais conhecidos precursor da
capoeira Mestre Bimba desenvolveu ainda um método de ensino que consistia em
oito sequências de golpes (ataques), contra-ataques e defesas, baseados nos
golpes mais comuns e frequentes no jogo de Capoeira. Criou ainda a “Cintura
Desprezada”, que consistia em movimentos de projeção (balões, crucifixo,
gravata), como saída para agarrões e para que os alunos aprendessem a cair em
pé.
A capoeira moderna é classificada em:
DEFESA: cocorinha, esquiva (lateral, costas e frontal), negativa e
rolê.
ATAQUE: meia-lua de frente, armada, meia lua-lua de compasso e
negativa.
FLOREIO: aú, beija-flor, macaquinho, bananeira e role.
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS
DA CAPOEIRA:
Berimbau:
é o
principal instrumento da capoeira, pode até acompanhar sozinho o jogo, é um
arco feito de madeira específica, ligado pelas extremidades por um fio de aço,
na ponta inferior do arco está amarrada uma cabaça ou cuia bem seca que
funciona como aparelho de ressonância, aplicada contra o ventre nú do tocador.
Atabaque:
são
tambores primários, cobertos com pele de animal distendida em uma estrutura de
madeira com formato de cone vazado na extremidade superior, são utilizados para
marcar com as mãos o ritmo da dança.
Agogo: Instrumento de percussão de origem
africana é formado por duas campânulas de ferro, que são percutidas com uma
vareta do mesmo metal, produzindo dois sons, um de cada campânula. O nome é da língua
gegenagô. É também usado nos candomblés, baterias de escola de samba, maracatu,
conjuntos musicais e grupos folclóricos.
Vaqueta: é uma vareta de madeira de
aproximadamente 40 cm, com uma extremidade um pouco mais grossa normalmente é
feita de biriba ou bambu.
Pandeiro: é um instrumento de percussão, composto de um
aro circular de madeira, guarnecido de soalhos e sobre o qual se estica uma
pele, de preferência de cabra ou bode. Batendo no compasso da dança com a mão acompanha
o canto pela marcação do compasso.
Caxixi: é um instrumento em forma de pequena cesta
de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, que segura á
peça com a mão direita, juntamente com a vaqueta, executando o toque e marcando
o ritmo.
Durante
a aula prática foi realizado progressões pedagógicas para o ensino da capoeira,
após o alongamento iniciamos as atividades:
Atividade 1: Progressão cocorinha: é escolhido um pegador ao sinal do
professor todos correm, quem foi pego deverá ficar de cocorinha e os demais
deve salvar passando uma das pernas por cima da cabeça, progressão 1 passar a
perna por cima da cabeça virar-se e
bater por baixo da perna na mão do seu colega, progressão 2 bater por baixo da
perna na mão do colega em seguida passar a perna por cima da cabeça novamente.
Atividade 2: Progressão ginga: Foi feito uma grande roda onde todos deram as mãos alternando o pé direito para trás e o esquerdo, simulando uma ginga, em seguida sem as mãos dadas leva-se o braço até o rosto (perna direita pra trás braço direito elevado até o rosto), depois com música.
Atividade 3: Progressão da ginga (Mestre
Bimba): Em
duplas de mãos dadas fazendo a ginga com as pernas, em seguida eleva o braço
para cima na altura da cabaça, se perna direita está para trás o braço direito
esta para cima, em seguida dois a dois gingando e já tentando fazer meia lua.
Atividade 4: Progressão meia lua: pernas paralelos, joelhos semi-flexionados eleva-se
um perna de dentro pra fora formando uma meia-lua, em duplas onde um colega
fica de cocorinha e o outro faz a meia lua assim sucessivamente.
Atividade 5: Progressão do Aú: realizado em quatro
tempos ex: CHO-CO-LA-TE pernas paralelas, desliza a perna direita na frente e
desliza a mão direita no chão e em seguida a esquerda elevando as pernas para
cima, fazendo esse movimento das pernas cada vez mais alto.
Atividade 6: Progressão beija-flor: é realizada com
ajuda de um colega para este realizar o movimento, que primeiro é tirar apenas
uma das pernas do chão. Depois o movimento é realizado com a extensão de uma
das pernas e flexão da outra, em seguida retira as duas pernas do chão com
extensão das mesmas, por último retira as pernas do chão afastando-as no ar.
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