sábado, 27 de setembro de 2014

JOGO DE OPOSIÇÃO!

Aula prática aula do dia 11-08-2014
Temos como tema de aula prática jogos de oposição tendo como características a confrontação que acontece entre os participantes, seus objetivos são vencer o adversário, respeitar as regras e assegurar a segurança dos colegas durante as atividades. Na vivencia com esses jogos a criança estimula os aspectos cognitivos, sócio-afetivo e motor, proporcionando um desenvolvimento integral.
            Os jogos de oposição são classificados: atenção/rapidez; conquista de território; conquista de objeto; desequilibrar; reter/imobilizar e combate. O jogo de oposição necessita de uma ação motora de ataque: são ações de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar; e defesa: envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir, livrar-se e bloquear.
            Durante a aula foi realizada varias atividades conforme as classificações das lutas.

Ø  ATENÇÃO / RAPIDEZ;
Atividade 1: pega-pega; será um pega-pega tradicional porém na hora de descolar o colega terá que fazer a saudação de comprimento, assim o colega estará descolado, houve variação onde todos ficam de joelhos para a realização da atividade. Essa foi à terceira atividade realizada foi escolhido um pegador, quando a pessoa for pega deverá fica na posição de cocorinhas, o colega que for saúva devera elevar a perna passando sobre a cabeça de quem está colado. 
                                             


Ø  CONQUISTA DE TERRITÓRIO;
Atividade: pique-bandeira: foram separados dois grupos cada grupo montava sua estratégia, demarcado o espaço com uma corda no meio do tatame uma equipe fica de um lado e outra do outro, e em cada lado tem uma bola que a equipe tem que protege para o adversário não pega-la, o objetivo é que a equipe adversária pegue a bola do seu campo e ao mesmo tempo em que tem que defender sua bola tem que tentar roubar do seu adversário.
·         Ação de ataque: tocar/atacar; imobilizar
·         Ação de defesa: bloquear; livrar-se; esquivar; imobilizar.
                                 
                                             

Ø  CONQUISTA DE OBJETO;
Atividade: golzinho: foi realizado um jogo pré-desportivo onde foram separados dois grupos de alunos igualmente, cada um do grupo recebeu um número, foi colocado uma bola no meio do tatame e dois gols nas extremidades do tatame, os alunos estão dispostos em colunas olhando para bola quando a professora chamar o número ambos de cada coluna corre até a bola e tenta fazer o gol, porém devem realizar a atividade de joelhos, podendo tirar a bola do adversário ou segura-lo para não deixar fazer o gol. Houve variações chamando mais que dois números, formando duplas para a disputa.
·         Ação de ataque: tocar/atacar; imobilizar.
·         Ação de defesa: bloquear; livrar-se; esquiva; imobilizar.
                      
                                    

Ø  DESIQUILIBRAR;
Atividade 1: sumôzinho: Em duplas, os alunos ficam um de frente com o outro com um dos ombros encaixado no ombro oposto do colega, e ao sinal da professora teria que empurrar até que o adversário chega-se no limite delimitado pela professora.

Atividade 2: Os alunos em duplas e sentados frente à frente, mantiveram o quadril flexionado a 45 graus, de modo que só as nádegas tocavam o tatâmi e com a planta (sola) do pé em contato com o do adversário, e com as mãos no plexo, ambos empurravam, buscando o desequilíbrio.
·         Ação de ataque: desequilibrar; imobilizar.
        Ação de defesa: livrar-se; resistir.


 
                                               








Nenhum comentário:

Postar um comentário