Aula
prática aula do dia 11-08-2014
Temos
como tema de aula prática jogos de oposição tendo como características a
confrontação que acontece entre os participantes, seus objetivos são vencer o
adversário, respeitar as regras e assegurar a segurança dos colegas durante as
atividades. Na vivencia com esses jogos a criança estimula os aspectos
cognitivos, sócio-afetivo e motor, proporcionando um desenvolvimento integral.
Os jogos de oposição são
classificados: atenção/rapidez; conquista de território; conquista de objeto;
desequilibrar; reter/imobilizar e combate. O jogo de oposição necessita de uma ação motora de ataque: são ações de
agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar; e defesa: envolve ações
motoras específicas de esquivar-se, resistir, livrar-se e bloquear.
Durante a aula foi realizada varias
atividades conforme as classificações das lutas.
Ø ATENÇÃO
/ RAPIDEZ;
Atividade 1: pega-pega;
será um pega-pega tradicional porém na hora de descolar o colega terá que fazer
a saudação de comprimento, assim o colega estará descolado, houve variação onde
todos ficam de joelhos para a realização da atividade. Essa foi à terceira
atividade realizada foi escolhido um
pegador, quando a pessoa for pega deverá fica na posição de cocorinhas, o
colega que for saúva devera elevar a perna passando sobre a cabeça de quem está
colado.
Ø CONQUISTA
DE TERRITÓRIO;
Atividade:
pique-bandeira: foram separados dois grupos cada grupo montava sua estratégia,
demarcado o espaço com uma corda no meio do tatame uma equipe fica de um lado e
outra do outro, e em cada lado tem uma bola que a equipe tem que protege para o
adversário não pega-la, o objetivo é que a equipe adversária pegue a bola do
seu campo e ao mesmo tempo em que tem que defender sua bola tem que tentar
roubar do seu adversário.
·
Ação
de ataque: tocar/atacar; imobilizar
·
Ação
de defesa: bloquear; livrar-se; esquivar; imobilizar.
Ø
CONQUISTA DE OBJETO;
Atividade: golzinho:
foi realizado um jogo pré-desportivo onde foram separados dois grupos de alunos
igualmente, cada um do grupo recebeu um número, foi colocado uma bola no meio
do tatame e dois gols nas extremidades do tatame, os alunos estão dispostos em
colunas olhando para bola quando a professora chamar o número ambos de cada
coluna corre até a bola e tenta fazer o gol, porém devem realizar a atividade
de joelhos, podendo tirar a bola do adversário ou segura-lo para não deixar
fazer o gol. Houve variações chamando mais que dois números, formando duplas
para a disputa.
·
Ação
de ataque: tocar/atacar; imobilizar.
·
Ação
de defesa: bloquear; livrar-se; esquiva; imobilizar.
Ø DESIQUILIBRAR;
Atividade 1: sumôzinho:
Em
duplas, os alunos ficam um de frente com o outro com um dos ombros encaixado no
ombro oposto do colega, e ao sinal da professora teria que empurrar até que o
adversário chega-se no limite delimitado pela professora.
Atividade 2: Os alunos em duplas e sentados
frente à frente, mantiveram o quadril flexionado a 45 graus, de modo que só as
nádegas tocavam o tatâmi e com a planta (sola) do pé em contato com o do
adversário, e com as mãos no plexo, ambos empurravam, buscando o desequilíbrio.
·
Ação
de ataque: desequilibrar; imobilizar.
Ação
de defesa: livrar-se; resistir.
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